terça-feira, 27 de abril de 2010

Portugal - parte 6 - Alentejo - Herdade do Esporão

A 180 kms de Lisboa, bem no coração do Alentejo, fica a Herdade do Esporão. A vinícola fica em Reguengos de Monsaraz e é tão distante da vila (a viníciola) que o GPS fica com a tela branca sem nenhuma indicação!!! Fique calmo. Existem indicações inscritas em monolitos no caminho. A paisagem é de cinema, videiras por todos os lados e sobreiros (que é a árvore que fornece a cortiça) vão margeando a estrada. A propriedade tem uma casa central que é onde os visitantes são recebidos pelso funcionários. A visita ao processo produtivo e as caves é bastante interessante, mesmo estando fora da época da vindima que é em em meados de agosto. Após a visita você tem a opção de ir embora ou ficar para almoçar no restaurante da casa. Culinária de gente grande!!!! Claro que após algumas taças de vinho branco para abrir o apetite e ficar a mercê da escolhas de pratos, aceitamos a sugestão óbvia que era saborear os vinhos da casa. Para comer pedimos:
Wellington de veado com batatas e cebolas carameladas e,
Perdiz com sauteé de legumes.
O primeiro prato merece uma explicação - o veado é servido em lombo "encapado" com massa folhada. Nunca havia comido algo tão saboroso e delicado!!!
Impecável!!! Difícil foi pegar o carro e ir embora após tanto vinho e comida. Deixei sugestão na casa: redes na varanda para se "recuperar" as energias e seguir viagem tranquilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário