sexta-feira, 11 de junho de 2010

A promessa do Frango Marítimo


Promessa é dívida. Fazer o que, tem que pagar, senão paga com juros que é pior. Tinha prometido ao Biel (meu filho) e a Mari (nossa guardiã e amiga) que iria levá-los para saborear uma das tradições portuguesas: sardinha frita. Ou melhor, frango marítimo. Não há lugar melhor para se comer uma sardinha frita que não seja o Beco das Sardinhas. No centro, na Rua Miguel Couto, no pedaço que fica depois da Rua Mal. Floriano. Canto sossegado, que só passa por ali quem conhece o local ou trabalha por ali. Conheço o local há exatos 28 anos, do tempo que a rua era aberta para a passagem de carros. Aliás, o nome de Beco das Sardinhas é relativamente novo, ali era o "Bunda de Fora". O nome Bunda de Fora vem deste tempo. Não existiam mesas como hoje. os botecos botavam os tambores de chopp vazios na calçada com um compensado em cima e ali serviam os pratinhos com sardinhas fritas, a milaneza, com direito a pão francês cortado em rodelas, vidrinho com molho de limão. Como o local enchia, os tambores de chopp acabavam na rua e nós íamos ficando com a "bunda de fora", pois os carros passavam raspando nas nossas "costas". Boa época!!!!! Hoje a rua é de pedestres, e está cheia de mesas. Mudou muito coisa, menos o mais importante, Graças a Deus!!!!! As sardinhas continuam crocantes e quentes. Sempre falei das sardinhas e do beco para os dois e sempre prometia levar e a promessa ia ficando sem pagamento. Hoje, resolvemos matar a pendência. Fomos para lá, bem na hora do almoço. São cinco bares: Ocidental, O Rei dos Frangos Marítimos, Adega e Bar Quintas das Videiras, Quina de Ouro-Rei das Sardinhas e Bar Tesouro-Esquina das Sardinhas. Todos são ótimos e só servem frutos do mar, com peso para as sardinhas e pescadinhas que são carinhosamente chamadas de "tubarões". As vezes você é surpreendido com o portuga gritando como se estivesse em Lisboa ou no Porto: " Sai 5 frangos e um tubarão para mesa 3!!!!" 

Ficamos no Rei dos Frangos Marítimos. Fomos para dentro do bar pois estava nublado com cara de que ir descer água. Para abrir pedimos 10 sardinhas, um prato de arroz de brócolis, um prato de batatas coradas e pão francês. Faltava um cebola crua cortada. Pedi e a festa então começou. Para honrar as raízes, sou neto de portugueses, optei por ficar comendo o verdadeiro sanduba portugues: pão com sardinha e rodelas de cebola com azeite. Nada mais, e precisa de mais alguma coisa...claro que não!!!!

No final foram 20 sardinhas mais os acompanhamentos e os refri. Total da conta, já com os 10%: 98 reais. De graça!!!!! Como disse o Biel: você come e sai tranquilo, sem peso no estômago ou na consciência.

Quer um programa alternativo no sábado: Beco das Sardinhas. Saia da mesmice, inove!!!!!!
Abraços, bom fim de semana, boas ondas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário