segunda-feira, 14 de junho de 2010

Um mês sem porcarias !!!!!!!



A imagem fala por si só. Mas gostaria de falar assim mesmo. Faz uns 25 anos que esses caras aportaram no Brasil. Trouxeram essa "novidade" para nós. Que maldade eles fizeram conosco ou será que nós deixamos que eles fizessem. Há uns 50 anos o FDA (FOOD and DRUG ADMINISTRATION) que é o órgão regulador dos EUA para comida e remédios alertou a população para que uma geração de obesos estava sendo criada com a ingestão da chamada "fast food". Alertava que os prejuízos para a saúde seriam irreversíveis e que o país seria afetado em seu sistema de Saúde. Até pouco tempo atrás eu tinha essa reportagem mas foram tantas mudanças de casa que ela se perdeu. Uma pena. Era uma reportagem de 1960. Que coisa...que lobby dos caras!!! Mesmo com o FDA na cola eles conseguiram se manter, expandir e invadir as colônias (leia-se terceiro mundo - na Europa antiga eles entraram mas ficam vazios, Graças a Deus!) e enfiar na nossa cabeça que era uma maneira de comer nova, moderna. Que coisa!!!! Na rabeira desse movimento de fast food, vieram os chamados "itos", "angos", "gles", e tudo que pareça comida em forma de besteira. São Doritos, porcaritos, cocôsitos, Fandangos, melecangos, batatas fritas de todos os sabores possíveis e até os sabores que só existem naqueles saquinhos malditos que ficam nas prateleiras dos supermercados, farmácias, clubes, coffe shop, banheiros (já vi vendendo em máquina de biscoito - aquelas de hospital, Metro - juro que vi!!!), biscoitos que são inflamáveis ( pegue um Fandango e acenda um fósforo e coloque perto dele.....ele se consome em chamas como uma bola de ping-pong), que carregam centenas de porcarias químicas para o organismo de quem as ingere. Já estamos na segunda geração de obesos no Brasil e ninguém faz nada. A garotada de 30 anos tem pressão alta, problemas cardíacos e outros males que seus pais não tiveram e ainda não tem!!!!! Qual será a causa disto.... stress, não acredito, o trânsito, não acredito, a internet...pode até ser se ela viciou a pessoa e ela tem que correr para ficar ligado, plugado, ou outro termo que alguém invente. Acredito que seja a alimentação. Perdemos o hábito de fazer comida e de comer comida nornal. Não usarei o termo saudável para não ficar no clichê, mas não fugindo do tema, comida suadável pode ser até carne, desde com menos gordura, fresca, e preparada de uma maneira que não faça mal para a saúde. Arroz e feijão não engorda, o que engorda é o monte de "angos", "itos", "lds", "os combos", os X tudo que são vendidos nas Redes de Fast Food.
Gostaria de propor o seguinte, vamos tentar convencer as pessoas que conhecemos, mesmo as crianças, a ficar 30 dias corridos sem comer as porcarias que conhecemos. São só 30 dias... dedicados a se comer comida normal, saladas e frutas a vontade. Façam o teste e vejam o que vai ocorrer... a pressão vai baixar, o ânimo vai melhorar.
Para os céticos convido a ver o filme "Super size me". Ao invés de alugar, compre e deixe em casa para as crianças e adolescentes e até mesmo alguns adultos verem o mal que estas coisas fazem no médio prazo.
Bom apetite!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário