domingo, 20 de junho de 2010

Subindo a Serra


Quarta passda tive que subir a Serra e dar um pulo em Petrópolis checar uns documentos, coisas antigas. Não preciso entrar nos detalhes dos documentos, pura burocracia, mas sim na visita a Petrópolis. Não nasci na cidade mas morei lá por uns 10 anos. Passei minha juventude por lá. Ótimas lembranças. A cidade ainda tem muito espaço na minha memória e sempre que tenho que dar uma volta por lá, (às vezes subo sem nada para fazer, só por ir e dar um passeio de algumas horas e voltar) faço tudo correndo para poder dar uma "andada" pela cidade. Gosto mesmo de andar a pé. Largo o carro na 16 de Março ou na Irmãos D'Angelo e saio andando sem rumo. Como tinha umas 2 horas para andar, dei uma volta pela Rua da Imperador (antiga Av 15, para os locais) para ver o que tinha mudado. Muitas lojas de quinquilharias, os cinemas , que pena, acabaram, mas apareceram algumas lojas novas e bem transadas. nada de grife, nada de luxo, mas o suficiente para se ver e comprar uma besteirinha. 
Deixei para dar essa volta para poder, é claro, almoçar por lá. Como estava com pouco tempo para ir até Itaipava ou Corrêas, resolvi tentar o Centro e para matar a saudade, fui na Casa D'Angelo - Rua do Imperador, 700. A casa tem quase 100 anos, ela é de 1914. Na minha época (que coisa de velho!!!) o máximo era poder ir na D'Angelo para comer um croquete de carne (e tem gente que pensa que croquete de carne é invenção da Casa do Alemão ou da Pavelka....na D'Angelo já tinha, bem antes dos dois pensarem em fazer ou existir)e ir ao Cine Petrópolis ou no Cine D. Pedro, o primeiro mais fino e o segundo mais popular.
Deixei o carro na rua de trás, na 16 de Março, e fui a pé. O ambiente ainda é o mesmo - austero, limpo, conservador e convidadivo. Poucas pessoas lá dentro, alguns locais e alguns de fora. Os garçons bastante atenciosos fazem parte da cena. A casa tinha parado no tempo, graças a Deus!!!
Pedi o cardápio e resolvi arriscar no filé de truta grelhado com amendôas e molho de manteiga com arroz de passas. Tudo certo...a truta no ponto, sem nenhuma espinha, bem temperada, pele retirada, arroz fresco e passas grandes. As amêndoas foram o capítulo à parte...estavam inteiras. Prato honesto. Nada demais, mas honesto, saboroso e com preço justo. Prato, refri e café por R$ 30 com gorjeta. Matei a fome, a saudade e fiquei, como de hábito, com vontade de voltar. Caso você suba a Serra, passe na Casa D'Angelo, vale pela comida, pelo passeio e pela cultura do local. Veja  as fotos da cidade no início do século. São lindas.
Na saída comprei sacos de caramelo. Quem nunca comeu deveria experimentar os Caramelos D'Angelo....abra, deixe na boca e saboreie o gosto de caramelo.
Mais uma coisa...a temperatura na hora do almoço, mesmo com sol estava na casa dos 19 graus, imaginei a noite e o amanhecer. Me disseram que com as frentes frias que tem entrado, as manhãs tem tido temperaturas de 5 graus!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário