quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Realmente o cara está alguns degraus acima!!!!!!!


É até difícil ter um ponto para começar...mas vamos tentar organizar as idéias. No dia 24 estivemos no D.O.M (Rua Barão de Capanema, 549 - Cerqueira Cesar - São Paulo SP) do premiadíssimo Chef Alex Atala. Brinco com o fato de que as pessoas pensam ter visto de tudo até chegar a um outro degrau, para baixo ou para cima, tanto faz, e se surpreeendem. A busca por algo diferente e bom, realmente bom, sempre vai ser a tônica de minhas críticas e sugestões. Como consumidor, como amador no assunto, e como apreciador de boa culinária, me credencio, de maneira bem humilde, a expor minhas impressões sobre os restaurantes que frequentamos em nossas viagens e saídas noturnas. O D.O.M. era um desejo antigo, que por falta de tempo, distância e outras mazelas foi sendo protelado. Mas aproveitamos meu aniversário para podermos matar dois coelhos: ir ao D.O.M e festejar de forma diferente. A Olga fez a reserva há quase um mês. Chegamos cedo, eram 8 da noite. Casa impecável, porta de quase 4 metros de altura, pivotada, escura, lisa. Na entrada um pequeno bar com balcão para se esperar até a mesa estar pronta. Fomos direto para a mesa, pois tínhamos reserva e a ela já estava pronta. Mesa para dois que sentam quatro com bastante conforto. Tudo de linho, talheres de prata, iluminação de vela na mesa e vários garçons ninjas (aqueles que vc nem nota a presença). Dois maitres bastante atenciosos - Reginaldo e André). Cozinha aparente, limpíssima, clara, sem fumaça, e com umas dez pessoas lá dentro, e o mais importante - o Chef Alex Atala estava lá dentro, comandando a festa. A carta de vinhos repleta de ofertas de vários países e regiões.


Após ver as opções de vinhos, nosso problema começou. O que escolher para o jantar!!! Lemos o menu de trás para frente e de frente para trás. Difícil, muito difícil. As escolhas são ótimas e vc não quer disperdiçar o tiro, portanto, fomos na velha fórmula que invariavelmente não tem erro.... menu degustação, ou melhor, Menu D.O.Mgustação......
Era uma composição de 8 pratos, mais queijos e duas sobremesas. Não tenho como descrever todo o rito, mas acreditem que a cada prato eu e a Olga nos surpreendíamos com a qualidade e a apresentação de cada invenção do Chef. O prato acima é uma delas, um arroz negro frito, com aipos fritos e pequenos brócolis, finamente regados com azeite trufado. Foram oito maravilhas.


As sobremesas estavam deliciosas, uma delas nos supreendeu pela delicadeza, era composto de uma pequena porção de gelatina de limão, em formato de disco, com rodelas de banana ouro caramelada no seu interior, tendo ao seu lado um pequeno pudim de leite. Tudo muito bem adornado e preparado.



Fechamos a noite com um café expresso ricamente guarnecido com trufas, minis empadinhas de chocolate apimentado, macarrons salgados com recheio doce e um mimo...um pequeno doce, do tamanho da metade de uma caixa de fósforos, em massa de maria-mole, com estampa do restaurante por cima. Saímos fartamente alimentados: alimentamos o corpo, a alma e o coração.

Quando disse que ele está alguns degraus acima, fiz justiça ao 18 lugar do D.O.M na lista dos 50 Melhores do Mundo. É justo, muito justo. Ele merece ser tratado com todo o respeito que um Chef do gabarito dele merece, e mais, ele é brasileiro!!!!!!!!

Não tem como não voltar. Já estamos tramando o retorno, desta vez para almoçar.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo Aniversário!! Parabéns pelo Blog!
    Quando ao Alex..chegar até Ele, é moleza para vc!
    Sucesso na sua Carreira e vida!
    Um abraço da amiga,
    Dani.

    ResponderExcluir