domingo, 7 de novembro de 2010

A maldição dos restaurantes de hotel - Cipriani do Copa

Na Europa é a coisa mais natural do mundo os restaurantes de grandes hotéis serem excelentes e até mesmo estrelados pelo Guia Michelin. É tudo muito normal e tem até lógica. Vamos imaginar um grande hotel, 5 estrelas, numa capital européia. Imaginem um restaurante, servindo este mesmo hotel, que não tivesse a mesma qualidade que o hotel...não combina.
É algo tão normal ter um restaurante excelente dentro de um hotel idem...que o assunto não tem o menor charme para ser comentado, mas......por aqui, em Pindorama, a estória é outra.

Desde que houve a mudança de chef, tínhamos planejado ir ao Cipriani - Hotel Copacabana Palace, mas faltava o tempo, ou outros compromissos de última hora impediam nossa.
Desta vez, lembrei de marcar com antecedência, mesa para 4.
Confesso que estava ansioso, pois afinal de contas, o Cipriani fica dentro do Copa, que querendo ou não, é um grande hotel. As celebridades internacionais não ficam no FASANO, ficam no Copa. Nesta semana estão os astros vampiros da série americana, o ator Vin Diesel e mais gente que eu nem sei...

Passamos pelo séquito de fãs e fomos direto para o restaurante.
O ambiente é austero, bem decorado, mesas e cadeiras confortáveis, talheres de prata, bons copos e taças, serviço de primeira qualidade, maitre, garçons e sommelier afinadíssimos, enfim..você estáno Copacabana Palace, não poderia ser diferente.

Ficamos muito bem sentados, de frente para a piscina, eu, Olga, Zémilson e Áurea.
Claro que a Olga e o Zémilson levaram seus vinhos, afinal de contas....era o Cipriani.
Pêra Manca 2007 - Branco,  Château Haut-Beauséjour - Cru Bourgeois 2004 - Saint Estephe, e um Châteauneuf-du-Pape, 2003 - E.Guigal.

Os vinhos estavam a altura do Cipriani, pelo menos eu achava que estaria.
Me desculpem os fãs do Cipriani, mas.... a maldição continua.
Tirando a ambiência e o serviço, impecáveis....a comida não estava a altura.

Boa comida, mas nada que justificasse o preço e a fama. Esperava mais, muito mais.....
Falaram tanto, mudou o chef, agora vai, tudo novo, outra cara e por aí foi.......
Até a minha máquina resolveu brigar comigo.....o flash não armava e as fotos estão um pouco blasé.
Mas vamos lá.....falarei somente dos nossos pratos, meu e da Olga.

Pedi de entrada uma lula grelhada com sua tinta e crocante de baroa e tomates cerejas caramelados.
De diferente somente o corte da lula, de resto.....o tomate não estava caramelado e o crocante de baroa estava duro e não crocante. Já comi lulas grelhadas dez vezes melhores....

Lulas grelhadas com crocante de baroa e tomates

A Olga pediu um carpaccio de polvo com folhas. O comentário dela foi muiot interessante: estava sem sabor. Comida sem sabor é complicado.....mas entendo o que ela quiz dizer. Ela se referia a diferença daquele carpaccio em comparação ao oferecido pelo ZUKA do Leblon, que tem um molho de limão e ervas que fornece um gosto todo especial ao carppacio. Resumindo a ópera: sem gosto!!!


Carppacio de Polvo

Até agora nada que justificasse o preço a ser pago.
Vamos aos principais: ordenei um colelho com ervas, batatas e cenouras glaceadas.
Me desculpem de novo.....coelhinho da páscoa!!!! Saudades do coleho servido no LA CIGALE do Leblon...dá de dez. As batatas, finamente arruamdas, estavam sem gosto. Salavaram-se as cenouras. Mas para comer só as cenouras eu iria num restaurante natureba......


Coelho com ervas, batatas e cenouras glaceadas

A Olga pediu um torunedor recheado sobre leito de aspargos verdes. A incógnita do prato foi a cobertura do tournedor....seria uma massa folhada, seria um queijo, ou seria o que.....
Ficamos na dúvida......que pena.

Tournedor sobre leito de aspargos verdes

Só de raiva vou fazer um filé à wellington hoje...para matar a fome de ontem......

Mas quando vc pensa que tudo está acabado....vc se supreende. As sobremesas estavam a altura do nome do Hotel. Deliciosas....graças a DEUS!!!!!!!
Pelo menos isto.

Pedimos um tiramissú, lindamente arrumado e saboroso, uma torta de chocolate branco com sorvete de coco e um prato de doces sortidos da casa.
Tudo muito saboroso....

Torta de chocolate branco com sorvete de coco

Sortido de doces da casa


Tiramissú


Portanto, salvaram-se as sobremesas, o ambiente e o serviço, impecáveis. O jantar valeu pela companhia sempre agradável dos amigos Zemílson e Áurea e os vinhos que levamos.
A comida....foi detonada pela maldição dos restaurantes de hotel no Brasil....... que coisa!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário