sábado, 8 de maio de 2010

A filial...........da Barra


Quem sou eu para falar do Zuka!!!! A chef Ludmila é dez!!! Sou fã e seguidor incondicional dela!!!! Sempre que podemos rendemos homenagens à ela e sua equipe. Mas.....sempre tive receio de filiais..... Já falei sobre as filiais de restaurantes e por aí vai. Basta dar uma olhada nas matérias antigas do blog e notar que tenho muuiiiito receio de filiais. A filial existe quando você cresce e o local de origem lota e você tem a brilhante idéia de ganhar mais, abrir e ocupar espaços etc etc etc, que qualquer livro de aeroporto (são os livros que os pseudo acadêmicos da Ponte Aérea lêem sobre administração, economia, auto ajuda e por aí vai) fala e faz você acreditar. Mas eu tenho medo ! Medo de que a qualidade não seja a mesma, que na maioria das vezes acontece por uma simples razão: uma pessoa não pode estar em dois locais ao mesmo tempo e nem sempre, o seu braço direito (sous chef) é realmente bom ou está no dia certo com a mão ou colher certa. No caso do Zuka, no Leblon, o Virgílio toca o barco fácil, nada de braçada. É bom no que faz e ainda por cima é um cara simpático que sabe que o "fregues tem que ser adoçado". Na Barra, desde a inauguração a coisa é diferente. O público é diferente, é mais almoço do que jantar, está dentro de um shopping, num local que parece Orlando (guardada as proporções de civilidade, educação e demais itens...) portanto, o mix é diferente. Ontem eu e um amigo - Luiz Fernando, retornávamos de um serviço e passamos por lá para almoçar, Confesso que tremi, mas as opções num shopping (Barra Shop) não deixam muita margem para escolha. O local estava com quase a metade da lotação, eram duas da tarde, ou seja, provavelmente seríamos um dos últimos a entrar e pedir e, portanto, seríamos servidos de forma rápida por que todos querem descansar na cozinha.
Pedimos coisa simples, para não cansar o pessoal: picadinho. Tem coisa mais boba que picadinho???? Acho que só se eu pedir filé com fritas....
Levamos mais ou menso 30 minutos para receber os pratos e de quebra, me deculpem a franqueza, ele veio salgado. Sei o motivo da sal na comida e procuro entedner, mas no Zuka isto me dói o coração??? Venhamos e convenhamos que picadinho é comida feita em casa, simples e barata. A farofa de banana estava sem graça, salvamos o arroz e a couve frita que estavam cheirosos e deliciosos. Já a carne picada......sal puro.
Vou sempre falar das filiais e suas consequênias na qualidade e imagem da casa. Alguém pode até dizer - " mas só você nota isto!!!" Duvido. Tem mais gente que nota a diferença e não volta.
Domingo temos reserva no Zuka, do Leblon é claro! Lá tem o Virgílio e com sorte a Chef Ludmila vai estar por lá.!!!!

2 comentários:

  1. Pois é picadinho !!! Outro dia lemdo seus comentários, me lembrei do picadinho !!!
    Quem diria, não é ?

    ResponderExcluir
  2. Picadinho é o fast food da culinária brasileira.....Se bem feito vende como água no deserto!

    ResponderExcluir