terça-feira, 18 de maio de 2010

O que ler



Hábito antigo, desde os 13 anos de idade, sou um devorador de livros, graças a Deus!!! Leio de tudo um pouco. Minha filha me presenteou, há duas semanas, com uma versão de bolso de Alice nos País das Maravilhas. Bom reler...tinha uns 35 anos que eu havia lido, portanto, é quase um livro novo.
Quando o assunto é culinária e gastronomia, procuro ler aquilo que me mais me atrai e não são somente livros de receitas. Este eu coleciono por hobby, pois você pode CRIAR algo novo em cima de uma receita clássica. Por uma simples razão, cozinhar é como fazer amor....o importante é o resultado ser bom para todos, não importando como e o que está na panela.
Leio também relatos históricos sobre gastronomia, leio a vida de alguns Chefs, sobre restaurantes, sobre vinhos, enfim, leio tudo o que eu acho que deve ser lido por mim para poder entender cada vez mais o universo da gastronomia e da culinária.

Os últimos livros foram os seguintes -

Anthony Bourdain - Cozinha Internacional - Cia das Letras
( é o relato da vida do Chef Anthony Bourdain - é uma leitura bastante interessante sobre como este Chef começou, por onde passou e por aí vai. Vale sempre como leitura pois desmistifica a AURA do trabalho em uma cozinha. Como ele mesmo diz...é quente, muito quente, as pessoas sofrem, trabalham  muito, mas fazem o que amam...)

Anthony Bourdain - Maus bocados (Cortes varietais, guarnições, sobras e ossos aproveitais) - Cia das Letras( Do mesmo Chef, conta as malandragens e outros aspectos da cozinha de uma grande restaurante)

Alex Herzog - Bistrôs de Paris - Ed. Bom Texto( Ele é o dono e o Chef do In House Bistrô - Rio Design da Barra. É um relato pessoal sobre uns 100 bistrôs em Paris, percorridos pessoalmente pelo Chef. Ele passeia por todos os bairros de Paris e escolhe uns 5 por bairro e relata minuciosamente desde o ambiente até, é claro, os pratos que são destaque. Não é um compêndio literário sobre o assunto mas de uma forma bem simples ele dá as dicas de bons locais em Paris. Já comprovei algumas das indicações e vale a leitura. Para quem gosta de estar em Paris, eu e Olga amamos, vale ler. Se você não gosta, o que deve ser impossível, ou ainda não conhece Paris, vale ler também. É um passeio pela cidade)

Danúsia Bárbara - Guia de Restaurantes-2010 - Ed. Senac
( a autora é crítica de gastronomia e relata todos os restaurantes da cidade. Sempre que posso dou uma olhada para ver algo novo que mereça ser visistado)

Roy Strong - Banquete, história ilustrada da culinária, dos costumes e da fartura à mesa - Jorge Zahar Editores( é um historiador inglês que de forma magistral percorre a hsitória da humanidade para nos mostrar como a culinária foi usada para unir e agregar valor a raça humana. Relato completo, muito rico em detalhes. Você passa a entender porque algumas nações tem tamanha tradição culinária e outras, simplesmente, não tem e nunca terão. Leitura obrigatória para quem gosta de gastronomia e culinária.)

Boa leitura!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário