quinta-feira, 13 de maio de 2010

La Fiducia



Quatro da tarde, terça feira, eu e meu amigo Joaquim Barros, estávamos em Copacabana e íamos almoçar. Por indicação do Concierge do Copacabana Palace, onde ele está hospedado, fomos para o LA FICUCIA - Rua Duvivier, 21. No local funcionava o Montercarlo, antigo, muito antigo mesmo.
As mudanças são boas sempre. Mudou-se o ambiente, o serviço, o Chef, no caso a Chef e o maitre/sommelier , Valmir que veio do D'Amici.
O ambiente está novo, bem formado, sóbrio sem ser "velho" mas sem ter os "concretos" e "metais enferrujados" dos mais novos. Clássico é o termo certo. A carta de vinhos boa. Não é um Terzetto mas não também não é um La Mole. Boas opções por preço justo. Pedimos um Quintas do Castro - Reserva 2007 - D'Ouro, afinal de contas o Joaquim é português e português que se preza bebe vinho português.
As entradas, nada demais. Manteiga, paté, pães e apenas uma burrata se salvou.
Para arrematar as entradas pedimos lulas com shitake. A lula veio normal, no ponto, e o shitake...deixa para lá. E o nome do prato era "lulas gratinadas com shitake e azeite de trufas". Reparem que não falei no azeite. Ele não veio até agora.
De prato principal saímos de:
- Mix do mar com pupunha - Cherne, lulas, camarões e cavaquinha. Tudo dentro da normalidade,de novo, sem nada que merecesse destaque. O pupunha veio salgado, nunca tinha visto um pupunha salgado. Difícil de fazer, impossível de comer, sem contar que ele estava muito "al dente".
Nem precisa dizer que não arriscamos a sobremesa, ficamos só no café.

Ao entrar, cheguei a prever o que iria aocntecer. Quatro da tarde, terça feira, somente nós no restaurante, a cozinha parada a espera dos clientes do "jantar". Quando fui lavar as mãos percebi que a cozinha estava "apagada", nenhuma boca acessa, quatro pessoas conversando, ou seja, causamos desconforto no papo do pessoal. Daí a sair como saiu é um tropeço, nem passo precisa!!!

Mas acho que vale um retrono, à noite, para saber se é isto mesmo!!

2 comentários:

  1. Acho que você deu azar neste dia. Eu costumo frequentar e considero o La Fiducia um dos melhores do Rio e sobre os seus comentários da carta de vinhos também discordo. Está entre as melhores em qualidade e não de quantidade, apesar de ter mais de 200 rótulos.
    Antonio Barreto
    e.mail: barretoantonio219@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Caro Antonio,

    Talvez o horário não tenha ajudado, pois fica entre o fim do almoço, a arrumação da cozinha, a troca de turno e o jantar. Voltarei para tirar a dúvida. De qualquer maneira, obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir