terça-feira, 18 de maio de 2010

A herança dos comes, bebes e belisquetes



Quando se anda por Portugal, e principalmente Lisboa, passa-se a entender a nossa predileção pelos comes, bebes e belisquetes. São empadas, croquetes, risoles, empanados e mais um monte de comidinhas que apelidamos de COMIDA DE BOTEQUIM. Em qualquer pastelaria de Lisboa você encontra ótimos salgados para matar a fome ou abreviá-la até a hora do almoço.
No Rio de Janeiro, existem vários exemplos, dos mais típicos aos mais avançados, que são os botequins de luxo, que na minha opinião descaracterizaram os botequins tradicionais e transformaram essa tradição em puro comércio de moda.
Falo aqui, hoje, do verdadeiro botequim, daquele que sempre foi, antes mesmo de haver MODA DE BOTEQUIM.
No Grajáu, que é a Urca da Zona Norte, eu conheço um, há mais de 25 anos, que é o BAR DO ADÃO - Rua Eng. Richard, 105-A . É um botequim mesmo...não tem nem ar condicionado e é atendido por garçons que realmente são atenciosos e conhecem tudo do cardápio. Lá ninguém vai se importar se você está ou não vestido de maneira fashion, nem se você chegou de Mercedez (só se for o onibus)ou se sua companhia é algum(a) modelo Global.
O carro-chefe são os pastéis. São tantos e tão variadas as combinações com nomes tão engraçados que nem me atrevo a reproduzi-los. Tem salgado e doce. O sabor destes pastéis é unico, o recheio é completo, ou seja, é cheio de recheio mesmo. Não é pastel de vento que paulista tanto gosta. O nosso, o carioca, é com r-e-c-h-e-i-o!!!
Sempre que quero parar no tempo, comer em paz, comer um bom pastel, vou ao Bar do Adão.
O bar é variado, pois além de pastéis, tem outras opções, como escondidinhos, carne seca com tudo que você imaginar, tem quibe, e mais um monte de comidinhas básicas.
Esta época do ano é muito boa de se ir, não está calor, não está frio e você pode desfrutar de uma boa refeição na calçada em paz.

Vale conferir!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário