sábado, 30 de janeiro de 2010

Tem moda de comida???????


Ontem, de surpresa, fui "convidado" a fazer uns "comes" para um casal de amigos que vinham para a nosssa casa. Eram quase seis da tarde e o jantar seria às oito e meia. Fazer o que.... Abri o freezer e as opções caseiras no estoque levariam mais do que duas horas para serem reanimadas (bacalhau, cordeiro e uma pedaço maginífico de carne seca - olhando rapidamente voce poderia até pensar que se tratava de um filé de primeira) e diante das alternativas optei por um risoto de cogumelos. Pedi para trazerem dois tipos: shitake e portobelo. Pronto o principal estava feito. E para o "antes"?? Pensei numa coisa rápida e lembrei que poderia fazer algo diferente: peguei cebola fatiei bem fino e juntei fatias finas de alho poró. Juntei tudo e refoguei na manteiga e temperei somente com sal e pimenta. Deu certo. Mas aí aparece a mania do "só isso"??? Pensei em algo mais simples e rápido: Bruscheta. Fiz umas com pão italiano, claro, com molho de tomate fresco, shitake refogado na manteiga e umas muzarelas de búfala. Você deve se perguntar o porque dessa introdução toda: aí vai. Hoje pela manhã abri o jornal O Globo de ontem, sexta, e vi a reportagem sobre as bruschetas (caderno Rio Show). Que havia uma casa só de bruschetas, que é o prato do verão, que é isso que é aquilo etc etc. Daí a vontade de escrever e falar sobre a estranha sensação de alguém(um jornalista) dizer que a bruscheta é a comida do momento. Deve ser falta de assunto. E comida tem moda???? Fico assustado com a (in)capacidade de algumas pessoas de relatar e tentar formar opinião sobre algo que não tem a menor lógica: comida tem época, estação do ano ou mesmo dia para comer. É como dizer que feijoada é no sábado e domingo é dia de macarrão com frango!!! Gente, comida de verdade, se come quando se tem vontade de comer ou de fazer. Bastam bons ingredientes, um bom cozinheiro, um bom vinho (fundamental) e excelente companhia (essencial para o sucesso da empreitada). Abraços em todos e bom fim de semana!

3 comentários:

  1. Querido amigo Vitor,

    Muito bacana sua observação.

    Achei a matéria descabida, é claramente uma propaganda dos restaurantes. Vamos lá...sair exclusivamente para comer bruschetta, vá lá, daí a se tornar notícia...sei não!
    O caderno Rio Show em algumas situações se compara aquelas matérias jornalísticas que favorecem o governo, as ditas "chapa branca". Na gastronomia seria o quê?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Cara amiga,

    Algumas notícias que são veiculadas pela mídia nos causam a sensação de que elas foram "encomendadas". Outro dia estava num site de SP e a autora falava exatamente o que estamos agora discutindo. E olhe que a autora é graúda...portanto, não estamos errados. Abs

    ResponderExcluir