quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Gaig - Barcelona

Última noite em Barcelona...confeso que quase abortei a nossa saída. Desta vez foram poucos dias e estávamos exaustos de verdade!!!!! Eu havia marcado o Evo que fica na Torre Hesperia, cuja vista tira o folego de qualquer mortal. Mas fica distante...uns 25 minutos de carro. Excelente comida, Chef Santi Santamaria...mas era longe e nosso vôo era diruno, ou seja, tínhamos que estar cedo, muito cedo, no aeroporto. Saímos em busca de outras opções perto de nosso hotel. Tinha o restaurante Drolma, dentro do Hotel Majestic - com uma estrela Michelin. Nã fizemos reserva e é claro que estava fully booked....fazer o que. Aí me lembrei do Gaig - Carrier Aragó, 214 - Barcelona - http://www.restaurantgaig.com/. Tinha feito reserva pela internet mas não sabia para qual dia, pois sabia que tinha um dia que tinha dois restaurantes... Graças a Deus era no mesmo dia do Evo. Rumamos para lá, correndo pois já estávamos atrasados meia hora. O Gaig também tem sua estrelinha do Michelin. A casa foi fundada em 1869. Atualmente o Chef Carles Gaig comenda as panelas de forma magistral. Como o motoista do taxi mesmo disse..." é uma comida que mistura um pouco da tradição catalã com a modernidade molecular espanhola", parece brincadeira mas alguns motoristas de taxi de Barcelona são bastante cultos a ponto de discorrer sobre a culinária catalã e a nova culinária espanhola do mestre Adrian Ferrá.
Quando chegamos, fomos logos levados à mesa. Aí começa a tortura de sempre..... pedir um prato ou deixar rolar e aproveitar a degustação. Pessoalmente prefiro a desgustação de um menu a ter que me contentar com um único prato. Pois bem, pedimos o menu deustação para nós. Para beber, após termos recebido a explicação necessária sobre os pratos e os sabores, pedimos um Protos 2001.
Bem meus caros.... começamos a festa: de cortesia, para abrir a noite, recebemos um creme de queijo de ovelha sobre creme de alcachofras, tudo frio, com crotons que nos fez esquecer que daqui há algumas horas estaríamos acordados rumando para o aeroporto. Que delicadeza de combinação...que sabores!!! Abertura de mestre!


Creme de queijo de ovelha sobre creme de alcachofras e crotons

Seguindo a mesma linha, recebemos o primeiro prato de entrada: uma terrine de foie, feita pelo próprio restaurante, é claro, sobre pão catalão...tudo frio e saboroso. Detalhe das pedras de sal sobre a terrie. Saudades de Paris e suas terrines deliciosas!!!!


Terrine de foie gras sobre pão catalão e purê de cenouras

A continuação de nossa festa não podia deixar de melhorar a cada prato. Nossa sequência foi um cogumelo que somente é encontrado na Catalunha (cèpe), marinado em molho de Cava e caldo de carne com batatas . Este cogumelo além de ter um sabor bastante característico, é bastante macio, mas com a consistência de uma boa carne. Este prato já veio com a temperatura um pouco maior, nos livrando das entradas frias, como as duas anteriores. Perfeição e simplicidade!!!!


Cogumelo com batatas

Continuando......a primeirra surpresa da noite. Canelone com creme de trufas negras em seu próprio molho. Este é um dos clássicos do Chef Carles Gaig. Massa fina, levemente grelhada, creme de trufas por dentro, molho de trufas por fora e uma arrumação lindíssima!!! Até hoje sinto saudades desse prato.

Canelone de trufas negras com seu molho

A partir desse ponto, mudamos a percepção sobre a culinária do Chef. Tudo se encaixava perfeitamente bem. Até a temperatura dos pratos foi gradualmente subindo, nos indicando que a escala de sabores subiria também. Próxima parada: Dourado ao forno com batatas. Antes que vcs falem..." mas peixe com batatas...", deixem eu explicar: peixe não...um dourado maravilhoso, no ponto certo, desmanchando na boca, com molho de legumes, puxando para o tomate, com ervas, e batatas, ocrtadas e servidas em forma de moedas. Tudo certo.....tudo no ponto!!!

Dourado ao forno com molho e batatas

E vamos que vamos.....Carne de cordeiro com legumes, molho e creme de arroz. Vamos por partes: a carne de cordeiro oferecida, preservou um pouco da capa de gordura, ou seja, garantiu seu sabor peculiar, meio doce. Os legumes acompanharam o padrão da carne: batatas, cenoura baby, tomate cereja pelado (que arte!!) e para quebrar a docilidade do prato...pimentas verdes. As temidas pimentas verdes! Vai encarar!!!! Estamos até agora com o sabor da carne entre nós....que carne!!!

Cordeiro com legumes e creme de arroz

Quando vc pensa que acabou...aí eles começam com as sobremesas....ainda bem que somente duas. A primeira é, segundo o maitre que nos atendia, uma reinvenção do creme bruleé....uma nova visitação à crema catalã...ou seja, uma mistura dos dois. Arrisco a dizer que ele lembra um poucos os ovos nevados portugueses na apresentação. No sabor....um pecado...gula pura!!!!!

Crema catalã ou creme bruleé....

Por fim um souflé de chocolate, servido numa panelinha de cobre....super aquecida, saída diretametne do forno e que colocou à prova nossa pressa de apreciar a iguaria.....que derretia na panelinha!!!! Que coisa!!!

Souflé de chocolate

Depois de tudo isto, só nos restou uma coisa: café curto....macarrons da casa e a conta.
Ainda bem que fiz confusão e marquei o Gaig junto com o Evo.....senão não teria tido a chance de apreciar a culinária mágica do Chef Carles Gaig!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário