segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Restaurante Casa Calvet - Barcelona

Casa Calvet - Entrada

Barcelona respira e transpira Antonio Gaudi. As obras do mestre estão por toda a cidade. Não há como se falar de Barcelona e não esbarrar nas obras do grande Gaudi. São prédios, monumentos, parques, igrejas, móveis, tudo tem um pouco do mestre.
A Casa Calvet tem esse nome em razão de ter pertencido à fmpilia Calvet, ricos do início do século, que pediram ao mestre para desenhar e construir um prédio que servisse de residência para a família Calvet. A data do prédio é de 1899. Lindo por fora e por dentro. O Restaurante Casa Calvet - Casp, 48 - Barcelona -www.casacalvet.es , fica no prédio construdído por Gaudi. O Casa Calvet é novo, uma criança, está aberto desde 1994. Abre pontualmente às 8,30h da noite e nem um minuto a menos ou a mais. Logo na entrada, você se depara com móveis feitos pelo mestre que fazem parte do Restaurante. O teto, as paredes, os apliques de madeira, tudo transpira arte. A escolha deste restarante foi em razão da cozinha que mescla a culinária catalã com os modernismos da nova cozinha espanhola. A combinação é perfeita!!!! A cozinha está a cargo do Chef Miguel Alija, premiado, que nos convida a experimentar sua arte.

Casa Calvet

Entrada do Casa Calvet

Este jantar foi uma surpresa por dois motivos: poder estar dentro de um prédio do Mestre Gaudí e com uma cozinha de primeira qualidade e termos sido acompanhados por um casal amigo, Maurício e Denise, que também estavam em Barcelona.

Para abrir os serviços e comemorar o jantar, pedimos uma Cava local, é claro: Meritum - Gran Reserva 2005 - Freixenet.
A casa nos ofereceu um mimo para acompanhar a Cava... Creme de cenoura com creme de queijo de cabra e carne de veado, tudo corretamente arrumado numa pequena taça. O sabor.... delicioso!!!

Carne de veado sore creme de queijo de cabra e creme de cenoura
Vejam o detahe da borda do prato!!! Que obra e arte!!!

Como entrada pedi: ravioli de foie gras com maçã verde e creme doce. Que combinação!!! Mágica, pura magia!!!

Ravioli de Foie Gras com maçã e creme

A Olga pediu um canoli de batata com aspargos verdes e recheio de camarões. Lindíssima arrumação!!!! O prato valeu tanto pela beleza como pelo sabor. camarões e aspargos...precisa dizer mais....

Canoli de batata com recheio de aspargos e camarões.

O canoli é feito com uma lasca inteira de batata....precisão Suíça e sabor catalão!!!!!

Para começar os trabalhos sérios, os pratos principais, pedimos um vinho que pudesse harmonizar com todos os pratos que iriam ser servidos. Tarefa difícil...... não para a Olga: Protos - Gran Reserva - 2001 - Ribera del Duero.

De prato principal optei por um lombo de bacalhau com cogumelos Porcini grelhados e arlequinas (pequenas azeitonas verdes). Boa combinação de sabores e cores. O lombo de bacalhau desmanchando na boca, os cogumelos pareciam batatas chips.


Lombo de Bacalhau com porcini e arlequinas

A Olga pediu um filé de vitela com foie gras e alcachofras. Infelizmente tenho que confessar: a pedida dela estava espetacular...superou a minha em muito. Filé no ponto certo, foie gras com flor de sal, e alcachofras....loucura!!!


Filé de vitela com foie gras e alcachofras

As sobremesas foram um capitulo à parte. Pedi um clássico da cozinha catalã: caldo fredo de chocolate amargo, com frutas vermelhas, pimenta Sechuan e sorvete de côco. Estou até agora com água na boca e com saudades....

Caldo Fredo com pimenta Sechuan e sorvete de côco

Já a Olga foi mais conservadora...pediu uma torta de maçã com sorvete. Detalhe: 20 minutos para aprontar esta sobremesa.....mas valeu à pena!!!

Torta de maçã com sorvete

De resto ficou a lembrança do jantar e dos amigos e da Casa Calvet e sua cozinha de primeiríssima qualidade.

Nossa mesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário