domingo, 17 de outubro de 2010

Restaurante 7 Portes - Barcelona



Continuando nosso "trabalho" gastronomico, fomos jantar no Restaurante 7 Portes -Passeig Isabel II, 14 - Barcelona. Fica na zona onde se encontram as marinas, ou seja, na parte litorânea da cidade.  O restaurante tem 170 anos de vida, ou seja, tem que respeitar. A comida servida é a tradicional catalã. Como já havíamos marcado tudo no Brasil, via Internet, rumamos para lá tranquilos. Quando chegamos havia uma fila com umas dez pessoas na porta. Eram clientes que não tinham feito reserva e que não conseguiram entrar, portanto, se vc desejar almoçar ou jantar, faça sua reserva. Eles deixam a mesa vazia a espera do cliente que fez a reserva o que diferencia da rotina das reservas feitas no Brasil. No Brasil você marca para às 8 ou 8,30, no máximo, lá eles aceitam reservas para às 9 ou 9,30 da noite e a sua mesa fica reservada. Notei isto ao ver algumas mesas vazias, mesmo após 9 da noite e quando os clientes chegavam e o nome era localizado na lista de reservas, os mesmos eram conduzidos à mesa, que estava vazia, mesmo com fila do lado de fora. Interessante.....


7 Portes

Para abrir os serviços, pedi o creme do dia, ou sopa do dia, que era um creme de lagosta. A consistência do creme, o sabor da lagosta e o aroma do mar que esse creme proporcionou, junto com a Cava servida, abritam perfeitamente nossos sentidos.


Creme de Lagotas

O vinho escolhido para acompanhar o jantar foi um Roda I, Reserva 2005 - Rioja. Excelente escolha, harmonia perfeita com os pratos que foram pedidos.

Os pratos principais escolhidos foram: para mim um pernil de cabrito ao forno, com cebolas, batatas, tomates e alhos. Quando o prato foi trazido, juro que pensei em desistir, pela fartura. Mas o aroma foi tomando conta do ambiente e eu fiz o "sacrifício" de saboreá-lo até  o fim, deixando apenas os ossos do pernil. Realmente a culinária catalã original é cheia de sabores e aromas fortes que não permitem que os pratos não sejam saborosos.


Pernil ao forno com batatas, cebolas e tomates

Já a Olga foi mais tradicional do que eu e pediu uma cazuelita de almeijôas com alho e pimenta malagueta. Mais uma vez os aromas dos pratos catalões aliados ao sabor das ameijôas fizeram com que a Olga se rendesse aos sabores do prato. Leve, saboroso e delicado.

Cazuelita de ameijôas

As sobremesas também renderam homenagens aos catalões: eu pedi um pudim de pão com passas ao rum e creme azedo. Saudades de casa...... delicioso. O sabor do rum deu o toque que marcou esta sobremesa. A textura do pudim estava correta. Macio e vigoroso!!!!

Pudim de pão com passas ao rum

Pedida da Olga: pessego à moda catalã. Pedaços de pessego, marinados e vinho tinto. Confesso que me decepcionei com o prato, a Olga idem, esperávamos mais, demos azar. Estava por demais "molhado" no vinho que fez com que o sabor leve do pessego desaparecesse por completo. A Olga somente provou, o mesmo eu, e o prato voltou da mesma forma que chegou. Nem sempre acertamos...mas vamos tentar sempre.

Pessegos à moda Catalã

No mais, depois de tanta comida, saímos tranquilos, leves e perfeitamente satisfeitos. Do jantar, levamos a imagem do ambiente da casa, orginalmente catalã, com serviço impecável, sem barulhos e sem a confusão dos restaurantes tipicamente turísticosque a cidade oferece. Ahiba!!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário