quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Restaurante Botafumeiro - Barcelona


Mesmo cansados com o trajeto até Barcelona, saímos no mesmo dia da chegada para jantar. O escolhido da noite foi o Restaurante Botafumeiro - Gran de Gracia, 81 - www.botafumeiro.es . Tirando as casas muiiittoo antigas que Barcelona tem (4 Cats e Caracoles dentre tantas) o Botafumeiro é uma criança, pois foi aberto em 1975. Mas oferece comida de gente grande!!!! A Gran Gracia é a continuação da Passeig de Gracia, ou seja, fora do buxixo turístico, ou como nós carinhosamente apelidamos - Copacabana !!! O ambiente é fino, mas remonta ao clássico, ou seja, nada de paredes lisas, concretos e ferros aparentes, ou garçons todos vestidos de preto, é uma casa tradicional da catalunha. Estávamos em busca de tradição e ali achamos.


                                                        Um dos salões do Botafumeiro

Iniciamos pedindo ajuda ao garçon que nos servia. Explicamos que estávamos em busca da verdadeira comida catalã e deixamos ele nos oferecer o que ELE achava que seria de nosso agrado. Este truque sempre funciona, pois o profissional de sente valorizado e cria laço de amizade e comprometimento o que gera qualidade de atendiento.

De entrada ele nos serviu uma massa folhada recehada de bacalhau e cebolas confit. Divino!!!'Leve e saborosa.



                                                         Empanada de bacalhau

A Olga pediu vieiras. Aliás, ela, se deixarem, pede sempre vieiras. Mas vamos lá: vieiras em suas coquilhas, em molho de cebolas, ervas e pedaços de bacon. Que mistura gostosa. Claro que provei!!!! O interessante foi a combinação da vieira e do bacon. Isto é cozinhar, experimentar, não ter medo de errar!!!!



                                                       Vieiras com cebolas e bacon, ao forno

O vinho escolhido foi uma homenagem aos locais, é claro: o catalão é extremamente bairrista, gosta de ser visto como diferente, até mesmo porque a região da catalunha é denominada de Região Autônoma, daí você pedir algo deles é o máximo de elogio, pois bem: Chadornnay - Naveran 2009. Vinho novo mas bom no preço e no paladar.

Fim das iniciais, vamos ao prato principal. Resolvi arriscar um linguado com molho de cavas e camarões. Certo no paladar, mas juro que esperava mais, embora confesse que não sou chegado ao filé de linguado, acho sem graça, fino demais, sem gordura, meio sem sabor. Eles até conseguiram melhorar o peixe, deu para o gasto. O molho de Cavas estava muito bom, dando sabor diferenciado ao pescado.



                                                   Linguado ao molho de Cavas e camarões

O prato da Olga estava mais saboroso que o meu: Dourado ao forno com cebolas e batatas. Delicioso e infinitamente mais saboroso que o meu. O peixe dela veio com a pele o que cria maior sabor pois um pouco do sabor e da gordura da pele passam para a carne quando o peixe é assado ao forno. Perfeito!!!!




                                                 Dourado com cebolas e batatas

Para fechar a noite, claro que pedimos sobremesa: novamente aceitamos a sugestão da casa e pedimos um mix de doces, bolo de pão de ló com sabor de limão, trufas de chocolate  e telhas de amêndoas (que diferença das telhas de amendôas vendidas no Brasil!!!) . Tudo muito gostoso e com sabor de Espanha.


                                                            Doces sortidos

Fechamos com café e voltamos andando para o Hotel, felizes da vida!!! Temperatura agradável, por volta de 18 C, silêncio na rua, alguns passantes, alguns carros..... e nós.

Detalhe interessante: a mesa ao nosso lado estava sendo arrumada e notei que o garços estava olhando demasiadamente para o pano que ele havia colocado sobre a mesa.....estava com um pequeno furo em algum lugar....ele pega a tolha, no meio do restaurante, rasga, embola sobre o braço, sai dali e volta com nova toalha.....como se nada tivesse acontecido. Parece besteira mas não é, ele efetivamente se importa e reconhece que não tem poque existir uma tolaha com um pequeno furo num restaurante e teve iniciativa para trocá-la antes que um cliente pudesse se sentar a mesa. Que coisa.......

Nenhum comentário:

Postar um comentário