segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Mercado La Boqueria - Barcelona


Esse eu nunca me canso de entrar e visitar!!! É um mercadão bem no meio da Ramblas de Catalunya. Barcelona tem vários mercados e feiras livres, como em qualquer cidade européia, hábito nascido na Idade Média e mantido até os dias de hoje.  O Mercado La Boqueira ou simplemente El Mercat é um paraíso de frutas, carnes, embutidos, peixes, frutos do mar, doces, chocolates, legumes, folhas, cogumelos. Tudo é muito limpo e o ambiente do mercado ainda conta com uma adega de vinhos e alguns bares de tapas onde você pode descansar e fazer uma boquinha.

Vista parcial da via principal

Doces e chocolates

Mesmo para quem não aprecia andar por mercados e espaços gourmets, a ida ao La Boqueria vale o passeio. O astral é excelente. Você encontra turistas do mundo todo além dos locais que ali comparecem para fazer suas compras, como uma grande feira livre.

 Carnes, embutidos e presutos

Lá você pode passar horas sentindo os aromas e provando de tudo. Eles não se aborrecem e acham super normal você provar antes de comprar. Dá para almoçar só com as provas. Os presuntos oscilam entre 40 euros o quilo à 500 euros, depende do seu apetite e vontade de ter o melhor. Detalhe: você pede para fatiar, embala em pequenos pacotes de 150 gramas, à vácuo, mete na mala e voilá...presunto ibérico em casa, fresquinho, a preço de banana.

Frutas frescas e baratíssimas


Frutas que você nunca viu!!!!

As duas frutas acima, rosa choque e branca, são as pythayas, originárias do Vietnam. O sabor é semelhante ao do kiwi, um doce aveludado. Muito saboroso. Os turistas do norte da Europa ficam encantados com as cores e os sabores dessas frutas.

Queijo de todos os tipos

Queijos de cabra, e ovelha e de vaca.

A área de pescados e frutos do mar é um show à parte. Tudo muito fresco. Peixes e frutos do mar que você só conhece por livros e outros que você nem faz idéia que exista. Basta perguntar: eles tem toda paciência do mundo para te explicar o que é, de onde vem, qual o sabor e até mesmo como preparar um prato com o produto e ainda de quebra, indicar qual o acompanhamento e o vinho ideal. Agora me diga, precisa de TV ou algum programa de culinária para aprender a fazer comida espanhola......


Pescados e frutos do mar

Para as crianças e adolescentes de plantão, existem barracas de doces. Para quem gosta, é um prato cheio. Vive lotada sempre!!!!


Doces e balas

Lembram dos cogumelos da morte... pois bem, fui atrás deles. O mercado tem barracas que vendem somente cogumelos, pimentas e trufas (negras e brancas). Achei!!! Parece uma trombeta, aquela flor meio lilas com caule fino e aberta na extremidade, tipo um chapéu de bruxa. O cogumelo da morte ou trombeta da morte é negro e vem desidratado. Interessante demais. Os cogumelos que você encontra por aqui são especiais por serem frescos, gigantes e por um preço que mesmo comparando e fazendo a paridade das moedas (real x euro) ainda conseguem ser mais baratos que os encontrados no Brasil.
As trufas são um capítulo à parte. Tem brancas, negras, baratas e caras. Basta escolher, pesar e levar. Desta vez não trouxe, não achei "aquela" boa!!!


Cogumelos

Trufas - 290 Euros o quilo!!!  De graça!!!

Cogumelos da Morte ou Trombetas da Morte. Inofensivo e saborosos!!!

Para fechar o passeio o melhor mesmo é sentar um bar, dentro do mercado, e ficar comendo as especialidades da casa e vendo a vida e o tempo passar!!! Ahiba!!!

Fechar com chave de ouro: tapas e boa vida!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário