sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Até que enfim a Barra tem seu restaurante português de verdade, ora pois....




Hoje na ida para a cidade, de taxi, fui conversando com o Sr. Rui, portugues, ainda com sotaque, da região do OPorto no norte da terrinha. Falamos sobre comida, é claro, sobre vinhos, sobre restaurantes em Lisboa e no OPorto, falamos do frio que fez no início do ano, falamos dos doces, enfim...falamos....falamos e falamos. Quando cheguei em casa, a Olga já estava com o convite pronto. Queria jantar fora, mas não queria voltar tarde da noite, Lei Seca..... cansaço..... Peguei o Iphone e ficquei catando restaurante na Barra da Tijuca. Procurei por procurar, pois nçao tinha fé de achar nada que valesse à pena sair. Cliquei nos "arredores" e comecei a ver a enxurrada de nomes que nem pagando nós iríamos: Outback, Joe e Leo's (com o perdão do André que é o dono e amigo....mas hamburguer virar jantar, só lá na casa matriz - NY), Borsalino (como decaiu....impressionante) e outros tantos até aparecer o nome Foz do Tejo - Av das Américas, 3500 - Bl E, Lj C - Cond. Empresarial Le Monde - http://www.fozdotejo.com.br/ . Casa portuguesa que eu nunca tinha ido, aberta no final de 2008, início de 2009, portanto, ainda nova. Chegamos cedo, por volta de 8 e meia da noite, levando conosco uma garrafa de Quinta Seara D'Ordens - 2004 - D"Ouro, pois a casa era lusitana e seria deselegante levar outro vinho que não o da terrinha. Local muito agradável, decoração elegante, nas cores vermelho, bege e branco,  que não fica cheio à noite, lotando nos almoços, segundo o maitre. O menu era bastante generoso, com pratos elaborados que vinham com explicação bastante humorada de cada prato e seus conteúdos. Ponto para o Foz do Tejo. Pedimos uns bolinhos de bacalhau para testar a casa. Vieram sequinhos e quentes. Perfeitos. Passamos para os pratos. Pedi um Bacalhau à Foz doTejo, que é uma posta generosa (comem dois com facilidade) de bacalhau com molho de tomates e coentro, acompanhado de batatas coradas e camarões. Tudo certo e saboroso.

Bacalhau à Foz do Tejo


A Olga foi de Camarões Flambados ao Rum com arroz  de passas e amêndoas. Tudo perfeito. Havia um leve toque de manteiga no molho dos camarões deste prato que fizeram a diferença. Como no meu prato, este também servem dois comensais com muita facilidade.

Camarões Flambados ao Rum

Depois deste jantar digno de dois Nababos, a hora da verdade...a sobremesa. Como a Olga mesmo fala, o "portuguesinho" aqui não pode nem ver doces da terrinha. A carta de sobremesas é farta.`Para mudar um pouco e, na falta de uns Ovos Nevados - s-a-u-d-a-d-e-s!!!!, pedi um Pudim à Foz do Tejo: pudim de clara coberto por ovos moles e farinha de nozes.....que coisa!!! Não bebi nem água depois para não perder o gosto do doce!!! De pedir perdão de joelhos!!!!



Pudim à Foz do Tejo
 Me senti em Lisboa, fiquei satisfeito e feliz por ter um restaurante portugues, até que enfim, na Barra. Tomara que a casa vingue e fique sempre conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário