terça-feira, 14 de setembro de 2010

O Garcia e Rodrigues que eu gosto



Gosto do Garcia por que é uma mistura agradável de padaria e restaurante. Os pães da casa são realmente deliciosos. E não adianta dizer que o Pain du Lapin ou outro do mesmo naipe é melhor que o Garcia. Se vc tem um negócio que só faz um produto, vc tem que ser bom no que faz. O Garcia tem dois negócios dentro de um: padaria e restaurante. No Leblon, acho o espaço um pouco apertado, existe um alvoroço de gente bonita dentro do Garcia, É muita gente bonita por metro quadrado!!!! O Garcia e Rodrigues que eu sou fã mesmo é do Barrashopping. Calma.....Ele se cara de bistrô francês, é bem frequentado. tem espaço de sobra. a decoração é linda, a carta de vinhos é muito boa (tem meia garrafa da maioria dos países que compõem a carta, o que é difícil), e tem um serviço de primeira. O maitre José Roberto é bastante atencioso e, por encrível que pareça, é o único (pelo menos nos restaurantes do Rio que eu conheço) que ao dar a carta de vinhos pergunta qual a carne ou prato que será pedido. Tem lógica, claro. O vinho harmoniza com o prato e não contrário. Mas só ele faz isto. Engraçado e interesante.
Demos uma fugida para almoçar no Garcia. Estava devendo essa para a Olga. O serviço de entrada é simples mas elegante: pães da casa (comemos todos os da cesta), manteiga, duas pastas - atum e tomate. Não precisa de mais nada para satisfazer o estomago naquele momento.
Eu estava ansioso para pedir uma codorna. E assim foi, pedi uma codorna recheada com bacon, ladeada por peras e uvas. D-e-l-i-c-i-o-s-o!!!! Só de escrever fico babando.


Codorna recheada ladeada por peras e uvas

A Olga resolvou pedir um clássico da culinária francesa que é sempre esquecido pela maioria dos mortais. Coq au vin. O do Garcia vem acompanhado por massa alsaciana (spatzle) para "quebrar" o gosto do vinho do prato, muito elegante. Confesso que quando provei o prato quase pedi para trocar com o meu. O meu estava 10, mas o dela estava 22,5.... Mas a vida tem dessas coisas!!!!



Coq au Vin


O vinho escolhido para harmonizar foi um Chateau Les Arromans 2006 - Bordeaux. Caiu como uma luva. Aliás...comer é bom demais!!!!!!!

Faltava adoçar a vida com as sobremesas: o menu é farto e tem doces para todos os gostos. Sou orfão da mil folhas do Pain du Lapin...depois que virou um botequim que serve sanduiches e às vezes fica em falta de paté e de terrines.... desisti de pedir esta sobremesa pois a deles era a melhor. Mas...... a Olga pediu o mil folhas de morango, montada na hora, fresquinha. Meus amigos, juro que ela não deixa a desejar. Gostosa, massa quebradiça, fresquinha  muito bem "arrumada".




Mil folhas de morango


Eu resolvi arriscar um outro clássico: Baba ao Rum com chantily. A inovação ficou por conta do mirepoix de frutas com calda que acompanhou o prato. Só perdeu um pontinho por que o Baba não era de pão de ló.....era um pequeno bolinho cortado ao meio. Mas não tirou o brilho do prato. Raspei o prato!!!



Baba ao Rum com chantily e frutas

De resto, café e financier para dois e a conta. Excelente almoço. O Garcia que eu gosto é este!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário