sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Quarta feira especial no Gatto Rosso

Gatto Rosso - Gastro Lounge


A convite da amiga Carla, estivemos reunidos nesta quarta, 22.09.10, no Gatto Rosso - Av Ministro Ivan Lins, 270 - Barra da Tijuca, www.gattorosso.com.br,  para participar de jantar harmonizado com vinhos da Itália. O jantar foi uma iniciativa do Duda Zagari - http://www.confrariacarioca.com.br/, dono de uma loja virtual de vinhos. A escolha do Gatto Rosso foi primeiramente pela qualidade do restaurante e, posteriormente, pela vocação de consumo de vinho que está se firmando na região da Barra da Tijuca.
O Gatto Rosso tem como proprietário o Chef Ricardo Ferracini, que, graças a Deus, abandonou sua formação de mercado financeiro para ir à luta atrás de seu sonho. Foi estudar na Suíça, na prestigiada  DCT International Cooking & Hotel School em Artes Culinárias Européias. Após terminar sua formação, partiu para o trabalho em restaurantes europeus, passando por Italia, Suíça e Inglaterra. Retornou em 2007 e após passagem pelo grupo Fasano, abriu sua casa - Gatto Rosso. O restaurante já foi tratado neste blog, duas vezes, sempre com elogios.

Ontem, fomos recebidos com espumante Don Giovanni - nacional que é feito sob os critérios ríigidos do método Champenoise, e acompanhou uma entrada de crostini  de queijo e parma.

Crostini de brie com mel  e  de parma com rúcula


Após esta entradinha deliciosa, o Duda nos presenteou com um Vermentino Maremma 2008 - Toscana.

Como primeiro prato o Chef  Ricardo nos ofereceu um Risoto de Galinha D'Angola com legumes. Perfeitamente confeccionado, o prato guardou o sabor forte da galinha d'angola e a suavidade dos legumes. Sobre o risoto, o Chef colocou um pequeno aspargo, al dente, frito na manteiga. Nota dez!!!!



 
Risoto de galinha D'Angola com legumes


Acompanhamos este prato bebendo um Borgo Scopetto 2005, bastante frutado, que completou perfeitamente o prato.

Por fim, o Chef Ricardo nos presenteou, mais uma vez, com um Tournedor coberto por cebolas confit e lascas de gorgonzola sobre pure de baroa e molho. Mais uma vez o Chef acertou na combinação perfeita de sabores. O doce da cebola fazendo contraponto com o gorgonzola. O pure de baroa dava o toque final. Para fechar com chave de ouro, o Duda nos ofereceu um Burnello di Montalcino - Vendemmia 2003. Precisa falar algo mais!!!!!

A sobremesa ficou a cargo de cada um dos participantes. Escolhi a mil folhas do Chef. Leve massa folhada com recheio de doce de leite. Massa seca, quebradiça e recheio doce e leve. Dez de novo!!!


Mil folhas de doce de leite



Lógico que sobremesa pede um vinho para acompanhar. A casa tinha um Banyuls 2006 que foi degustado por todos.
Entramos às 8 da noite e saímos quase meia noite, tranquilos, satisfeitos e de alma lavada, de vinho é claro.
Detalhe: como à mesa estavam mais dois chefs, o Chef Ricardo, gentilmente se sentou à mesa e saboreou um dos seus pratos conosco. Segundo ele, nunca tinha sentado à mesa, desde que o Gatto Rosso tinha sido inaugurado. Gentileza gera Gentileza.
Parabéns ao Chef Ricardo, a casa continua sendo o melhor italiano da Barra!!!!!!


Eu e Chef Ricardo




Nenhum comentário:

Postar um comentário