sábado, 4 de setembro de 2010

EÑE nunca mais!!!!!!


Fomos na semana da estréia, há muito tempo atrás.... não gostamos. Logo depois a Luciana Froés também baixou o sarrafo neles....me senti o máximo, pois tinha falado que não vi nada que justificasse a fama paulista. Quase fui linchado pelos amigos da academia... mas tinha a Luciana Froés comigo, portanto quem seria contra mim..... Deixei rolar o tempo, dar uma segunda chance ao espanhol. Os meses se passaram e ontem, estávamos estudando qual cineminha que iríamos ver, meio sem opções quando recebemos a ligação da Silvinha e do Zeca nos convidando para jantar. Depois de rápida discussão, resolvemos tentar de novo o EÑE - Hotel Intercontinental - São Conrado. Juro que tremi mas como os amigos pediram, fomos pra lá. Chegamos cedo, umas 8 e meia da noite. Reserva feita, restaurante vazio ( acreditava que por conta dos últimos episódios de bang bang urbano na Rocinha), até aí tudo bem, so far, so good. Recebidos pela maitre Cecília, espanhola, educada e  prestativa que nos encaminhou até à mesa. Mesa bem posicionada, boa vista da praia e da cozinha. Fomos convidados a beber um Tio Pepe Jerez Fino para abrir o apetite. Jerez de primeira qualidade que junto com os chouriços nos causou boa impressão.



Chouriços espanhóis
Para acompanhar o Jerez, pedimos uns chouriços. Quatro sabores, bem finos e gostosos. Mas tapas são tapas, ou seja, é uma arte, mas arte bem menor que uma refeição.
A Olga levou um Barolo 2004 da adega da Olga. Como o forte dos espanhóis são as carnes, levamos um Barolo para contracenar com o jantar. Quando ele desaparecesse nós faríamos uma graça com os vinhos espanhóis da casa.
Barolo 2004

Depois de muito papo, muito vinho e alguns goles de Jerez, resolvemos partir para o cardápio. Era a hora da verdade.
O menu ainda estava enxuto, com opções suficientes para todos os gostos além de não causar estresse com muitas escolhas.
Mas vamos logo aos pedidos:
Olga - Cordeiro com cogumelos
Cordeiro com cogumelos

Zeca : Vitela brazeada com cogumelos
Vitela brazeada com cogumelos
Silvinha: Posta de bacalhau na emulsão de azeite e alho
Posta de bacalhau na emulsão de azeite e alho
Eu: leitão crocante com maçã
Leitão crocante com maçã
Como o Barolo já tinha sido consumido, pedimos auxílio a Cecília que nos sugeriu um Viña Sastre - Crianza. Excelente pedida que iria realçar os sabores das carnes. A Silvinha foi prejudicada nessa pedida, mas o bacalhau representava a minoria na mesa, portanto.....
Viña Sastre - Crianza
O Zeca e a Silvinha gostaram dos pratos. Provei o prato da Olga e achei salgado e, para mim, tinha passado do ponto, perdendo a maciez da carne do cordeiro. Uma pena. Os cogumelos estavam quase sem nenhum sabor extra, pouco adicionando ao prato. O prato em si, não tinha nada de criativo pois servir cordeiro com cogumelos não é nenhuma inovação. Daria uma nota 6 e olhe lá!!!
O meu prato foi a grande decepção: carne de leitão tem seu peso, tem sua cota de gordura. Quando pedi, apostei no crocante, na possibilidade de ter uma carne no ponto certo entre o leitão de casa e o torradinho e crocante. A capa do cordeiro (pele) estava realmente crocante. Pele é pele, queimada fica corcante, faz passar a gordura para a carne, daria até um tom de defumado na carne. Mas não aconteceu. A carne estrava mais para mal passada que para ao ponto. Um pouco sem sabor. A maçã que poderia ajudar para dar um toque de doce no prato, estava passada. Fiquei triste e decepcionado. Tentei de novo e não deu certo. Tenho excelentes lembranças de restaurante de Madri e Barcelona. A culinária espanhola, tirando o mestre Ferran Adriá que é g-e-n-i-a-l, é um quadrado fácil de ser conduzido a exemplo da cluninária portuguesa. Carnes de caça, pescado, legumes, chouriços, temperos maravilhosos, cores e sabores.
Para matar a saudade de Barcelona, pedi um Creme Catalão, que é a versão espanhola do Creme Bruleé francês. Quase morri quando provei....nem de longe se parecia com o creme catalão que é servido em qualquer bar ou botequim de Barcelona. Meu Deus!!!!! Juro que mais se assemelhava a um flan de baunilha.....
Creme Catalão
As sobremesas foram acompanhadas por um Moscatel Oro - Vinícola Torres. Excelente pedida para salvar a minha sobremesa.
Por fim pedimos café e o Zeca ainda sacou um Cardenal Mendonza para ajudar o café que vei com um pratinho de canelet e gotas de café.
Tirando o papo com os amigos e os vinhos, perdi meu tempo e meu dindin.
Depois de mais uma experiência desastrada no EÑE, jurei não voltar mais. Vou esperar outubro, voltaremos para Barcelona (é o nosso Rio de Janeiro na Europa) e aí sim vou matar a saudade da cozinha espanhola. De quebra vamos tentar dar uma voada até Lisboa para abraçar os amigos Joaquim, Palmira e família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário