domingo, 19 de setembro de 2010

Un Italiano vero, quasi di Roma!!!!


Ristorante Gabbiano

Confesso que sou órfão de restaurante italiano na área da Barra da Tijuca. Antes, há muito tempo atrás, mas muito mesmo, havia o Azzurra. Calma.....o Azzurra ainda existe, eu sei, mas a comida e o serviço....morreram já tem tempo. Aliás o Azzurra e o Borsalino morreram já tem tempo. Já rezaram até missa de corpo presente. Da úlitma vez que fui ao Azzurra, com amigos, me entupi (o termo está correto) com o inhoqui ( a escrita também está certa, pois a qualidade era tão ruim que não poderia escrever em italiano ou num portugues mais emancipado) que me foi servido. Jurei que era última vez. Como existem vários outros italianos na cidade, nem me importei. Hoje, fui convidado para ir ao Gabbiano Ristorante - Shop. Barra Garden - Av das Américas, 3255 - http://www.gabbiano.com.br/ . Não tinha nenhuma indicação ruim ou boa. Simplesmente não conhecia.
Chegamos no horário certo, uma tarde, reserva feita, na varanda. O clima estava super agradável, claro sem sol. O ambiente é muito aconhegante, espaço entrre as mesas, cadeiras confortáveis, boa iluminação. O detalhe que chama atenção, num mundo de fast food, é que os guardanapos são de linho. Tem muito restaurante bom, bem ranqueado, que não tem guardanapos de linho. Ponto para o Gabbiano.



Salão do Gabbiano

Depois de nos instalarmos, um dos maitres veio até nossa mesa. Era o Edson, que conhecíamos do Azzurra. Eles havia nos reconhecido e veio se apresentar. Perguntei o que ele fazia por ali e ele nos disse que tinha saído do Azzurra, junto com outros garçons e cozinheiros. Disse mais, que outros funcionários tinham saído do Borsalino também. Após o relato do Edson lembrei-me de uma frase: "Para tudo tem explicação na vida". Comecei a entender a decadência do Borsalino e do Azzurra. Azar deles e sorte a nossa que a turma de lá veio para cá. Serviço é fundamental no sucesso de um restaurante. Perguntei o que ele sugeria de entrada. Camarões gratinados com funghi Paris em azeite trufado e vinho branco. Quase não aceitei.....funghi e camarão....sei não!!!


Camarões gratinados com funghi em azeite trufado com molho de vinho branco


D-e-l-i-c-i-o-s-o . Queimei a lingua, bem feito. Quem mandou achar que a combinação não seria boa. Regra número um: experimente sempre!!!!! Acompanhei os camarões com um espumante Chandon, para abrir os trabalhos e acalmar a alma.
De quebra nos mandaram uma remessa de pizza branca. Detalhe: feita na hora, fresquinha. Ponto para o Gabbiano, de novo. Comecei a ficar entusiasmado com a casa. Fomos escolher um vinho e a escolha ficou com um Chateau Bel Air - 2008 - Bordeaux. Íamos pedir carnes e o Bordeaux escolhido não iria brigar com nenhum prato.
Aí começou a dúvida: eu ia pedir uma massa, mas ao ver o menu resolvi tentar uma carne mesmo. O menu deles está enxuto e certo. Quantidade suficiente de pratos para voce escolher sem surtar. Digo isto porque existem cardápios de 20 folhas, quase um tratado de culinária....voce até esquece o que vai comer de tanto que lê.
Pedi ajuda: a oferta do Edson foi um Filleto di Manzo ai Funghi (filé recheado de brie com molho de funghi Paris e spahetti na manteiga de ervas. Sem palavras: massa no ponto certo, al dente, certíssima. O filé ao ponto para mal, queijo brie derretido nos eu interior.



Filleto di manzo ai Funghi


A Olga, para não perder o almoço, pediu um cordeirinho: Filé de cordeiro com risoto de alho poró. Corretíssimo!!! O risoto justo, grãos macios sem estar moles, sem creme de leite (graças a Deus!!!!). Combinação perfeita, aliás cordeiro fecha com quase tudo que se faça, além de ter sabor e textura únicas. Claro que eu provei para saber se tudo estava OK!!!!!


Filé de Cordeiro com risoto de alho poró


Mas voces podem se perguntar: não saiu nenhuma massa..... claro que sim! O Lucas pediu uma mezza luna recheada de cordeiro com molho de funghi. A massa estava boa, justa, nem mais nem menos. O molho poderia estar menos "encorpado". O molho acabou pesando no prato. Molho não é comida, é acessório, compõem o prato, mas não é o prato. Mas mesmo assim, não chegou a comprometer o conjunto.

Mezza Luna de cordeiro com molho de funghi

Após essa festa, arriscamos as sobremesas: ia pedir um tiramissú (afinal de contas a casa é italiana, e um clássico italiano não poderia ser dispensado), mas resolvi pedir algo menos doce e que pode comprometer se for mal feito, pedi Pera alla Gabbiano (Pêra cozida no vinho tinto, com sorvete de creme e farofa de castanha). Fazer pera no vinho, tem macete, tem toque que ninguém fala.... Como eu sei os macetes, pedi para ver se a cozinha estava afiada. De novo, me dei mal......eles estavam certíssimos: a pera estava doce e com um pouco do tanino do vinho tinto, ou seja, muito bem feita, ela não perdeu a consistência da pera, mas ficou doce e enxarcada de vinho na medida certa. O sorvete e a farofa de castanha deram a nota de fundo. DEZ!!!!!

Pera alla Gabianno

O Lucas pediu o de sempre: Petit Gateau. No ponto certo....cremoso por dentro e com consistência externa. Detalhe: dez minutos para servir o Petit, ou seja, fresquinho, feito quase na hora.


Petit Gateau

Valeu o almoço. Valeu rever o Edson e o Farias (outro maitre do Azzurra). Valeu saber que se der vontade de jantar uma massa veramente italiana, basta ir ao Gabbiano!!!!!! De resto, dois expressos, o meu curto, por favor, e a conta.

Detalhe, eles tem cartão fidelidade!!! Que coisa!!!!

Um comentário:

  1. Agora os moradores da Barra da TIjuca não precisam ir a Zona Sul para degustarem uma ótima comida italiana. O Gabbiano é ótimo mesmo.

    ResponderExcluir